(67) 9983-3613

Live – Segurança no Tiro

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Dia 08 de julho de 2020, a Federação de Tiro de Mato Grosso do Sul- TiroMS. fez sua primeira Live para os seus atletas federados. A Live foi conduzida pelo vice-presidente, Sr. Wagner Higa e teve como palestrantes os federados, Sr. Luiz Sérgio e Sr. Luciano Lara. A Live falou sobre a questão de segurança com armamento, dentro e fora dos estandes de tiro. A Live foi motivada após as inúmeras notícias de acidentes com armas de fogo que ocorreram na semana que antecedeu a Live. Para Live de abertura foi uma surpresa para a Diretoria da Federação, com 58 participantes.

Participantes da Live Segurança no Tiro

O tiro é um esporte que traz inúmeros benefícios para a mente e o corpo, mas como todo esporte que envolve riscos, deve-se ter cuidados com o manuseio e operação do nosso equipamento de lazer. O primeiro a falar foi o federado Luiz Sérgio, Delegado aposentado do MS, professor da academia de Polícia Civil do MS, porte de arma desde 1983, atleta de tiro e participante de provas estaduais, nacionais e internacionais e ex-instrutor de armamento, munição e tiro da polícia civil do MS.

Durante a conversa o Sr. Luiz Sérgio falou sobre a sua trajetória na Polícia Civil e o que aprendeu e vivenciou ao longo dos anos que o fez ter respeito pelo armamento e como evitar acidentes. Falou sobre diversos casos que presenciou e mostrou os pontos que causaram os incidentes, mostrando dessa forma como podemos evitar. Durante toda a sua fala algo se mostrou constante, a ama é nosso prazer no esporte, mas é também algo que se deve imenso respeito, tanto pela nossa segurança, dos colegas de tiro, de nossas famílias e da sociedade em geral. Somos sempre olhados com desconfiança por aqueles que não conhecem o esporte e por termos um equipamento com potencial para causar danos a terceiros em nossas mãos, o seu uso consciente se faz necessário.

Alguns tipos de cofres para armas, desde o tradicional, o de pronto uso com senha biométrica e as maletas cofre.

Dentre as diversas informações passadas a nós, a segurança foi a mais fortalecida, mostrando dicas muito boas de como manusear a arma com segurança e de como a guarda da mesma deva ser sempre um ponto importante em nosso esporte. O Sr. Luiz Sérgio nos deu dicas muito boas em relação ao uso da arma em ambiente familiar, dando dicas de como evitar a curiosidade desnecessária e de como crianças precisam enxergar uma alma e de como podemos diminuir suas curiosidades constantes sem deixa o armamento disponível. Disse que a arma deve estar 100% das vezes guardada em ambiente controlado e trancado, de forma a somente o atleta tem acesso as armas. Nenhuma ama deve ser guardada em gavetas, armários, ou em cima de móveis altos, pois a curiosidade infantil pode causar um acidente irremediável. Como foi lembrado pelo atleta, após um acidente com uma de fogo , duas pessoas morrem, uma no acidente, e a outra pelo resto da vida, assombrada pelo acidente, que poderia ser totalmente evitável se seguirmos as regras de segurança.

Após a palestra do Sr. Luiz Sérgio foi a vez do Sr. Luciano Lara, Promotor de Justiça do MS e atleta de tiro de nossa federação. Atualmente está partilhando seus conhecimentos no tiro, recarga e esporte através de seu canal no Youtube, Beabá doTiro. O Sr. Lara lembrou a todos que se seguirmos as 4 regras de segurança do manuseio de uma arma, todos os acidentes noticiados poderiam ser evitados. A conversa foi bem detalhada nas 4 regras, mostrando o que deve e o que não se deve fazer com uma arma na mão. Foi falado também de alguns dispositivos de segurança, cofres pessoais e de acesso rápido que podem ajudar a evitarem um acidente e ao mesmo tempo garantir a segurança do pronto emprego da arma se necessário.

Logomarca da campanha de conscientização da TiroMS para a segurança do atleta

Após as palestras foi aberto espaço aos participantes da Live para as suas perguntas e impressões o que gerou bastante conversa e chegou-se a questão de que a TiroMs deveria desenvolver uma cartilha de segurança para apresentar aos seus federados e clubes para que todo atleta tenha acesso à um material de apoio instrutivo e educativo que ajude a evitar futuros acidentes no esporte e na vida com o manuseio de armas de fogo.

Tal cartilha foi criada e está à disposição de todos para compartilhar e imprimir para que todos os federados possam ter acesso ao material. A inciativa das Lives foi tão bem aceita que a TiroMS fará diversas outras Lives com seus federados e convidados para difundir o esporte do tiro prático e esportivo dando dicas e oferecendo palestras com renomados atletas, não só durante a pandemia do nono Coronavírus (Covid-19), mas será mais uma ferramenta continua para aproximar os atletas e divulgar a paixão desse esporte maravilhoso que é o tiro prático/esportivo.

Clique para fazer o download da Cartilha Siga as Quatro Regras de Segurança no Tiro. Incentivamos os nossos federados a compartilhar a notícia e postar em suas redes sociais as hashtags #Siga_as_Quatro, #TiroMS e #tiromatogrossodosul juntamente com a cartilha. Quanto mais pessoas tiverem acesso ao material, mais segurança ao nosso esporte estaremos trazendo. Nos sigam no Instagram que novas Lives virão.

Federação de Tiro de Mato Grosso do Sul – TiroMS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.